< Voltar ao blog
17 de setembro de 2019 às 4:39

ENVELHECIMENTO PRECOCE DA CAVIDADE BUCAL: O NOVO DESAFIO DA ODONTOLOGIA – PARTE 1

Você sabia que os seus dentes envelhecem?

Em algum momento já sentiu uma pequena pontada de dor em algum dente ao comer ou beber algo gelado? Ou percebeu algum desgaste nos seus dentes? Se sua resposta foi sim, você precisa ler esse artigo até o final. Você pode fazer parte de um grupo de pessoas com risco de envelhecimento precoce da cavidade bucal.

Como saber se sou um candidato ao envelhecimento precoce da cavidade bucal?

Os principais sinais e sintomas desse envelhecimento é o desgaste dos dentes e a presença de sensibilidade dentinária e em casos mais avançados a evolução para as chamadas lesões cervicais não cariosas (cavidades que se formam próximas a gengiva e que não estão relacionadas a presença de bactérias).

Durante muito tempo esse era um problema frequente somente em idosos (acima dos 70 anos). No entanto, nos últimos anos esse fenômeno começou a ocorrer cada vez mais cedo e por isso nos causa grande preocupação. Hoje é comum encontrarmos pessoas com 25 anos e que apresentam características bucais de 60. Isso ocorre devido a mudança de hábitos e estilo de vida que vem acontecendo em nossa sociedade: uma alimentação mais ácida (caracterizada pelo constante consumo de refrigerantes, isotônicos, energéticos, frutas e sucos cítricos) associada ao estresse constante do dia-a-dia, leva ao desenvolvimento de doenças como o refluxo gastroesofágico e o apertamento dental, são alguns dos fatores que levam ao aumento desse problema.

Quer saber quais são os grupos de pessoas com o maior risco de desenvolvimento do envelhecimento precoce da cavidade bucal?

Fique atento(a) a parte 2 do nosso material que será postado na próxima semana. Nele você vai encontrar todos os detalhes para te ajudar a identificar os grupos de risco e também quais procedimentos realizar caso pertença algum deles. Consulte sempre seu dentista para mais informações sobre o tema.

Não deixe que seus dentes envelheçam antes de você. Pense nisto!

Até semana que vem.

Livia Fávaro Zeola

Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia

Especialização em Dentística Restauradora – Universidade de São Paulo, USP – Ribeirão Preto

Mestrado em Odontologia –  Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Odontologia  – Universidade Federal de Uberlândia, com Estágio Sanduíche na Universidade de Washington, Seattle, Estados Unidos.

Voltar ao início

Fique por dentro dos conteúdos mais relevantes
sobre saúde bucal.