< Voltar ao blog
6 de novembro de 2019 às 9:57

Dicas para prevenir o envelhecimento precoce dos dentes: Parte I

A prevenção do envelhecimento precoce dos seus dentes depende muito das suas atitudes.

Nas últimas semanas trouxemos para vocês sobre as principais causas e também sobre os grupos de risco do envelhecimento precoce da cavidade bucal. Este é um problema que possui efeito negativo na qualidade de vida de cada vez mais pessoas, principalmente devido ao estilo de vida moderno. Assim, a prevenção do envelhecimento precoce dos dentes se baseia em grande parte na mudança de hábitos.

Afinal, o que você pode fazer para prevenir o envelhecimento precoce de seus dentes?

Pensando nisso, criamos este material com as principais práticas que vão te ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.

Boa leitura:

Adequar o momento e a maneira de escovar os dentes;

Evite escovar os dentes imediatamente após a ingestão de alimentos e bebidas ácidas. A dica é aguardar no mínimo 30 minutos antes de escovar os dentes ou quando não for possível enxaguar a boca com água antes da escovação. Além disso, é importante seguir as recomendações de seu dentista para realizar sua higiene bucal, não sendo necessário o uso de força excessiva.

Realizar escovação com pastas de ação protetora;

Uma higienização dental deve ser composta do uso de fio dental, creme dental e enxaguante bucal. Assim, para proteger seus dentes contra o envelhecimento precoce, é importante que você utilize uma escova de cabeça pequena e cerdas macias associada a cremes dentais e enxaguantes bucais que tenham ação protetora contra os efeitos dos ácidos. Nesse sentido, pode-se destacar a linha Bianco Pro Clinical, que por apresentar tricálcio fosfato (TCP)  associado ao flúor em sua formulação, favorece a formação efetiva e rápida de fluorapatita, favorecendo a proteção de seus dentes.

Evitar manter bebidas ácidas na boca por um longo período de tempo e utilizar canudos;

Ao realizar o consumo de bebidas ácidas, evite deixá-las por longos períodos de tempo na boca. Quando mais tempo o ácido ficar em contato com os dentes, maiores as chances de provocar danos.  É importante não realizar bochechos com esse tipo de bebida e utilizar canudos sempre que possível. O canudo faz com que os ácidos não entrem diretamente em contato com os dentes. Não se esqueça de optar por versões sustentáveis de canudos, como os de papel, de metal ou de vidro.

Consumir alimentos ricos em cálcio; 

O consumo de alimentos ricos em cálcio, como queijo, leite e iogurtes é essencial no combate ao envelhecimento dos dentes. Esses alimentos diminuem o efeito danoso dos ácidos no esmalte do dente. 

Hidrate-se;

Consuma muita água. Essa dica vai melhorar sua saúde em geral, mas também irá favorecer a diluição dos alimentos na boca e aumentar a produção de saliva, que ajuda a neutralizar o pH ácido de boca e favorece a prevenção da degradação dos dentes.

No próximo post traremos mais dicas para prevenir o envelhecimento precoce de seus dentes. Até a próxima.

Livia Fávaro ZeolaL

Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia

Especialização em Dentística Restauradora – Universidade de São Paulo, USP – Ribeirão Preto

Mestrado em Odontologia –  Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Odontologia  – Universidade Federal de Uberlândia, com Estágio Sanduíche na Universidade de Washington, Seattle, Estados Unidos

Voltar ao início

Fique por dentro dos conteúdos mais relevantes
sobre saúde bucal.