< Voltar ao blog
27 de maio de 2019 às 11:50

CUIDADOS ESSENCIAIS NA SAÚDE BUCAL DOS ATLETAS DE CORRIDAS Parte 1

Todos sabemos o quanto os esportes são necessários para manter uma boa saúde. As corridas são uma das modalidades preferidas para muitos atletas profissionais ou mesmo para os de finais de semana! Basta um tênis e roupas adequadas para correr! Mas, o que ainda é surpresa para muitos, é como a saúde bucal pode afetar o desempenho nos esportes.

Para começar, vamos falar dos atletas de corrida, são muitas as modalidades e cada uma delas vai exigir um desempenho diferente. 

Corrida de Pista: Corrida de Pistas Ovais, Corridas de Meio Fundo, Corridas de Fundo, Corridas com Obstáculos/Barreiras, Corrida de Rua, Corrida Cross CountryCorrida em MontanhaCorrida Trail. Saiba mais aqui.

As corridas beneficiam seus praticantes em vários aspectos. Veja alguns deles: fortalecimento dos ossos e os músculos, o metabolismo fica acelerado, ocorre redução da gordura corporal, diminui o estresse e a ansiedade, prevenção contra doenças cardíacas, redução do risco de mortalidade, melhoria da qualidade do sono.

Mas como a saúde bucal interfere no esporte?

A saúde em geral está associada diretamente com a saúde bucal. Quando há problemas como acúmulo de placa bacteriana, infecções ou traumas, todo o organismo pode ser afetado e, consequentemente, a performance durante as atividades esportivas. Uma avaliação com seu dentista é de suma importância! Ele vai avaliar e caso seja necessário, realizará raspagem para remoção de cálculos e placa. Produtos de higiene diários que auxiliem na manutenção da lisura dos dentes também são muito bem-vindos!

Mas será que basta ter uma alimentação equilibrada e treinos regulares? Não! Muitos outros cuidados estão relacionados e a grande maioria deles pode passar despercebidos por falta de conhecimento!

Em busca de energia, muitos atletas apostam em alimentos ricos em carboidratos e bebidas repositoras, como os isotônicos e energéticos. As garrafinhas estão sempre presentes principalmente em percursos longos!

Essas bebidas ácidas, quando ingeridas com alta frequência, podem prejudicar os dentes, causando a erosão ácida, processo de desgaste do esmalte dos dentes, que pode ter como consequência, também, a sensibilidade  e o amarelamento dos dentes. É preciso aumentar a frequência de visitas ao dentista!

  A presença da placa bacteriana e do cálculo podem dar origem às doenças periodontais (gengivite e periodontite), e a cárie que podem causar dor, mau hálito, amolecimento dos dentes e na pior das hipóteses, a perda dos mesmos.  As bactérias da boca podem cair na corrente sanguínea, atrapalhando o fluxo sanguíneo, o que pode ter como consequência problemas cardíacos. 

Esta foi a primeira parte do nosso estudo sobre a relação entre saúde bucal e desempenho esportivo. Esperamos vocês para a segunda parte na sexta-feira, até lá.


Colaboração: Dra. Cristina Resende, Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialista, Mestre e Doutora em Dentística pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora em cursos de pós-graduação e atuante em consultório particular há 16 anos.


Consulte seu dentista regularmente e use Bianco todos os dias.

Voltar ao início

Fique por dentro dos conteúdos mais relevantes
sobre saúde bucal.