< Voltar ao blog
1 de junho de 2019 às 9:19

CUIDADOS ESSENCIAIS NA SAÚDE BUCAL DOS ATLETAS DE CORRIDAS Parte 2

Na segunda parte sobre a Saúde Bucal dos atletas de corridas, vamos falar sobre como é possível manter uma saúde bucal sem gerar prejuízos no desempenho esportivo. E mesmo como conseguir ganhos através destes cuidados.

Para um bom aproveitamento dos nutrientes dos alimentos é preciso estar atento ao posicionamento dos dentes e na falta de algum deles, pois sem um bom engrenamento ou quando existem perdas dentárias, os alimentos não são corretamente mastigados, afetando a absorção por completo dos nutrientes. Os profissionais da ortodontia, implante e prótese podem auxiliar neste quesito, alinhando e substituindo dentes perdidos.

Esse grupo também deve estar atento à respiração. Os atletas de corridas, bem como das maratonas, triathlon, spinning,ciclismo, circuitos mountain bike exigem demasiadamente da função respiratória. Quando se respira pela boca, ocorre um esforço extra e não há a troca respiratória adequada. Além disso, essa respiração resseca a boca e diminui o contato da saliva, que possui efeito fundamental e protetor para os dentes.

Por falar em ressecamento, hidratação também é de suma importância. Ela deve se iniciar dias antes das corridas, principalmente em provas longas e em temperaturas altas, onde se perdem muitos sais minerais através da transpiração. Mais uma vez a atenção ao consumo de isotônicos e energéticos deve ser redobrada pelo risco aumentado das perdas de minerais devido à característica ácida destes produtos.

Podemos perceber quantos cuidados são necessários para manter uma boa saúde e evitar muitos problemas. Por isso, atente-se a algumas dicas fundamentais para garantir bons resultados nos esportes e na saúde:

Alimentação equilibrada: como dissemos anteriormente, alimentos açucarados e ácidos são grandes causadores de problemas bucais. Mesmo alimentos considerados saudáveis, como as frutas ácidas, podendo trazer danos para as estruturas dentárias. Por isso, busque comê-los com moderação!

Fiquem atentos ao correto momento de higienizar a boca! Após o consumo de bebidas ácidas os dentes perdem minerais para o meio bucal. O ideal é aguardar pelo menos 30 minutos após esse consumo para fazer a higienização. Enxaguar a boca com água ou com produtos remineralizadores também é uma medida preventiva!

O dentista é seu aliado: esse profissional é essencial para garantir que nenhum problema bucal evolua e, assim, prejudique todo o organismo. Consulte regularmente seu dentista também para que ele faça as limpezas necessárias realizadas em consultório para remoção de resíduos.

Boa escovação é o segredo: a boa higiene é a chave para a saúde bucal. Uma boa escovação deve ser composta por fio dental, gel dental e enxaguante bucal. Além disso, aposte em escovas macias e faça movimentos de vai e vem e circulares, sem pressa e sem colocar muita força.

Dica extra:

Para garantir uma boa saúde bucal e bom desempenho nos esportes, é recomendado utilizar produtos que façam um tratamento diário, como é o caso dos remineralizadores da linha Bianco . Eles possuem ação contra as cáries, a erosão ácida, a placa bacteriana e a gengivite. Promovem uma superfície extremamente lisa que dificulta o acúmulo de placa e resíduos. Conheça a linha SOS Esmalte Bianco Pro Clinical e todos os benefícios de Bianco. Eles são altamente indicados para grupos de risco aumentado para as perdas minerais, como os atletas de corridas!


Colaboração: Dra. Cristina Resende, Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialista, Mestre e Doutora em Dentística pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora em cursos de pós-graduação e atuante em consultório particular há 16 anos.

Consulte seu dentista regularmente e use Bianco todos os dias.

Voltar ao início

Fique por dentro dos conteúdos mais relevantes
sobre saúde bucal.