Sensibilidade

Esclarecendo algumas dúvidas sobre a sensibilidade nos dentes.

17 de dezembro de 2020 ás 14:37

A hipersensibilidade dentinária (conhecida como sensibilidade nos dentes) é um problema cada vez mais comum e que causa grande desconforto nas pessoas. Por esse motivo surgem algumas dúvidas sobre esse problema, as quais serão discutidas a seguir.

Como é a dor gerada pela sensibilidade nos dentes?

De maneira geral, a dor gerada pela sensibilidade dental é aguda, de curta duração e provocada por algum estímulo, como por exemplo quando se consome bebidas/alimentos ácidos, quentes ou frios. No entanto, somente o dentista poderá realizar o diagnóstico correto e determinar se aquela dor que você está sentindo é relacionada a presença da sensibilidade nos dentes.

O momento da escovação dental após o consumo de ácidos influencia no aumento da sensibilidade?

Sim. A recomendação atual é que após o consumo de alimentos bebidas/ácidas, deve-se evitar escovar os dentes de maneira imediata.  O melhor é enxaguar a boca com água antes da escovação ou então aguardar no mínimo 30 minutos. Dessa forma, a saliva pode exercer a sua função e neutralizar o pH da boca, protegendo assim os dentes de desgastes e consequentemente da geração de sensibilidade.

As doenças gástricas podem favorecer a sensibilidade nos dentes ?

As doenças gástricas, como a doença do refluxo gástrico esofágico favorecem o contato do ácido presente no estômago (de pH muito baixo) com os dentes. Esse fato pode gerar o desgaste/degradação dos dentes e como consequência facilitar o desenvolvimento de sensibilidade dental.

Consumir alimentos ácidos em excesso pode deixar os dentes mais sensíveis?

Os alimentos ácidos (como refrigerantes, frutas cítricas, isotônicos, energéticos, sucos industrializados, vinhos, condimentos, temperos, vinagres) quando consumidos com alta frequência podem levar a corrosão/erosão do esmalte dental, tendo como possível consequência dentes sensíveis. A dica é fazer o consumo desse tipo de alimento de maneira equilibrada, evitando excessos.

Visitar o dentista com frequência ajuda na prevenção da sensibilidade nos dentes?

É muito importante que você visite seu dentista com frequência. É possível prevenir a sensibilidade dental, evitando assim que ela aconteça. No entanto, ao sentir qualquer tipo de dor, vá até o dentista o mais rápido possível. Assim, será possível controlar o processo ainda em situação inicial e evitar grandes incômodos.

Pense nisso, mantenha sua saúde bucal e tenha uma excelente qualidade de vida.

Equipe de Relações Profissionais Bianco.

Você também pode se interessar por: