Saúde Bucal

O que fazer para manter a saúde bucal durante a gravidez?

20 de agosto de 2020 ás 18:46

O cuidado com a saúde bucal das gestantes é de fundamental importância para a saúde geral da mãe e do bebê. Durante a gestação ocorrem mudanças hormonais, alterações na alimentação e aumento na frequência de náuseas e vômitos que influenciam na saúde oral.

Devido às mudanças na alimentação e à falta de atenção com a higiene bucal, as cáries podem surgir durante a gravidez. Além disso, as alterações hormonais que acontecem nesse período levam a maior vascularização na região das gengivas. Esse fato associado à higienização bucal deficiente, favorece a presença constante de placa bacteriana, podendo gerar inflamação (vermelhidão e inchaço) nas gengivas, conhecida como gengivite ou em casos mais graves a periodontite, causando assim grandes problemas para saúde bucal e geral.

Além disso, durante o primeiro trimestre da gravidez, as regurgitações e vômitos são muito comuns. Nesses casos, os ácidos presentes no estômago voltam para a cavidade bucal, facilitando o desgaste do esmalte dos dentes.

Assim, ao perceber o aumento na frequência de vômitos, é importante que se converse com o dentista sobre estratégias para driblar esse problema. Diante dessas situações, é importante que durante a gravidez, sejam tomados alguns cuidados adicionais para manutenção da saúde bucal, os quais serão descritos a seguir:

Faça acompanhamento frequente com o médico e dentista

O acompanhamento pré-natal é indispensável durante a gravidez. Os exames e as consultas frequentes são necessários para garantir o bom desenvolvimento da criança e prevenção. Seguindo esse mesmo raciocínio, o pré-natal odontológico se torna essencial.

Procure o dentista no início da gravidez, para que todas as recomendações e instruções sejam obtidas e para que sejam sanadas todas as dúvidas a esse respeito. Assim será possível evitar desconfortos, que não bem-vindos nessa fase especial da vida e garantir uma saúde bucal adequada durante toda a gestação.

Tenha uma alimentação equilibrada

Para que o desenvolvimento do bebê e a manutenção da saúde da gestante ocorram de maneira adequada é essencial que todas as recomendações médicas em relação a alimentação sejam seguidas com rigor. É de extrema necessidade seguir uma dieta balanceada, mantendo os níveis corretos de todos os nutrientes essenciais.

Além disso, para proteger a saúde bucal, é importante evitar o consumo excessivo de alimentos açucarados e ácidos. O açúcar favorece a presença de bactérias que facilitam o desenvolvimento de cáries e os alimentos e bebidas ácidas podem levar a desmineralização e desgaste dos dentes.

Tenha uma higiene bucal adequada

A higiene bucal diária adequada é necessária para todas as pessoas, mas quando se está gestante, esse cuidado deve ser redobrado. Os principais aliados nesse processo são a escova e fio dental, cremes dentais e enxaguantes bucais adequados. Com o uso frequente e diário de todos eles será possível evitar problemas bucais desnecessários. Assim, procure o dentista e realize o pré-natal odontológico. Ele é de extrema importância para manutenção da saúde bucal da mãe e do bebê.

Equipe de Relações Profissionais Bianco.

Você também pode se interessar por: