Saúde Bucal

O que é cálculo dental?

9 de março de 2021 ás 20:17

A placa bacteriana (biofilme dental) é uma película que se forma constantemente sobre os dentes e ao longo da margem gengival, sendo resultado do acúmulo dos restos de alimentos que ingerimos e bactérias.

Caso a placa bacteriana não seja removida de maneira eficiente durante a escovação, ela pode se mineralizar/calcificar (endurecer), originando assim o cálculo dental, também conhecido como tártaro. Assim, o cálculo dental é um depósito mineral de consistência dura (fator que impede a sua remoção sem a ajuda de um profissional), que possui uma coloração que vai do amarelo ao marrom e normalmente localiza-se entre os dentes inferiores, próximo à margem da gengiva ou abaixo dela.

A presença do cálculo dental favorece o desenvolvimento de doenças como a cárie dentária, gengivite (inflamação da gengiva, muitas vezes com sangramento) e periodontite (podendo atingir as estruturas que suportam e sustentam os dentes na boca), podendo levar a mobilidades dentais e em casos mais graves a perdas dentais. Além disso, o cálculo pode não só impactar na saúde dos dentes e gengivas, mas também pode causar um problema estético. Pelo fato de ser mais poroso, ele facilita a retenção de pigmentos de origem externa. Por esse motivo, os consumidores de café/chá, refrigerantes ou fumantes precisam ter ainda mais cuidados e evitar esse problema.

Nos casos em que o cálculo dental já está formado, ele só poderá ser removido pelo dentista. O profissional irá realizar os exames necessários para determinar a situação bucal em cada pessoa se encontra. Após o diagnóstico correto, ele definirá a maneira mais adequada para tratar cada caso. Um dos tratamentos mais comuns quando há a presença do cálculo é a raspagem dental. Ela será realizada pelo dentista no consultório odontológico, com instrumentos específicos para remoção do cálculo.

É importante lembrar que mesmo que tenha sido removido pelo dentista, ele pode voltar a se formar, caso a higienização bucal não seja realizada de maneira efetiva. Portanto, não deixe de realizar visitas frequentes ao seu dentista.

Assim, a melhor forma de prevenir a formação de cálculos dentais e evitar todos esses problemas é a higienização dental diária realizada de maneira adequada. Ela deve ser feita utilizando escova, pasta e fio dentais e seguindo as recomendações do dentista. Além disso, é importante manter uma alimentação equilibrada e hidratação abundante com água. Pense nisso e mantenha sua saúde bucal em dia.

Equipe de Relações Profissionais Bianco.

Você também pode se interessar por: