Saúde Bucal

O que é apinhamento dental?

23 de dezembro de 2020 ás 13:52

O apinhamento dental, mais conhecido como “dentes encavalados” nada mais é do que um problema muito comum e que possui como principal característica a alteração no alinhamento dos dentes. Por este motivo, os dentes irão se apresentar posicionados de forma inadequada, uns sobre os outros.

Quais são as causas do apinhamento?

As possíveis causas para o apinhamento são variadas. No entanto, as mais comuns são a falta de espaço na boca para a acomodação de todos os dentes, devido a questões genéticas. Como exemplo, pode-se citar os casos em que há excesso de dentes com tamanho inadequado ou uma base óssea pequena demais para acomodar todos os dentes.

Em outras situações, o apinhamento também pode ocorrer devido a ausência de espaço suficiente para a erupção (surgimento) do terceiro molar (dente siso) na cavidade bucal, o que acaba “empurrando” ligeiramente os demais dentes e poderá gerar um mal posicionamento.

As consequências do apinhamento.

Os principais problemas gerados pelo apinhamento são: alterações na fala, mastigação e impacto negativo na estética e harmonia do sorriso. Além disso, há ainda a dificuldade na higienização, tanto para a escovação dental como para o uso do fio dental, já que os dentes estão muito próximos uns dos outros, não sendo possível limpar com eficiência todas as regiões necessárias.

Como consequência disto, poderá ocorrer maior acúmulo de alimento nesta região e formação de mais placa bacteriana. Portanto, as pessoas que apresentam esse tipo de alteração apresentam um maior risco para o desenvolvimento da doença cárie, inflamações nas gengivas e presença de halitose (mau hálito). Dessa forma, caso você tenha esse problema deverá ter um cuidado adicional com a sua higiene bucal e seguir as recomendações e instruções específicas de seu dentista.

Como tratar o apinhamento.

O apinhamento dentário possui tratamento e existem várias maneiras de realizá-lo. Em casos mais simples será recomendado a terapia ortodôntica (com a utilização de aparelhos) e em situações mais severas podem ser indicadas algumas cirurgias. No entanto, somente um profissional especializado na área poderá determinar qual a melhor terapia para o seu caso, de acordo com vários fatores como por exemplo, a causa e a gravidade do seu problema, sua idade e características genéticas.

É importante destacar que quanto mais cedo, principalmente na infância e adolescência, o tratamento for realizado, maiores serão as chances de sucesso e mais simples serão os procedimentos.

Caso você tenha notado esse tipo de alteração procure o seu dentista o quanto antes, para que você possa realizar a higienização bucal sem dificuldades, obter um melhor funcionamento dos seus dentes e trazer mais harmonia ao seu sorriso.

Equipe de Relações Profissionais Bianco.

Você também pode se interessar por: