Saúde Bucal

Enxaguantes bucais: entenda as diferenças

4 de agosto de 2020 ás 19:18

Os enxaguantes bucais fazem parte do processo de limpeza diária da cavidade bucal.

Eles atuam como um complemento da escovação dental e do uso do fio dental. Esses produtos, por serem líquidos atingem todas as regiões da boca e finalizam o processo de higienização bucal.

Existem diferentes tipos de enxaguantes bucais com diversas composições, apresentando assim várias formas de atuação.

Os enxaguantes bucais que são antissépticos têm como principal função matar as bactérias presentes na cavidade bucal. No entanto, nem todas são prejudiciais, algumas são responsáveis pelo início do processo de digestão que começa na boca. Dessa forma, esse tipo de enxaguante além de não favorecer o crescimento de bactérias, promove a manutenção de um hálito fresco após a escovação. Porém, eles devem ser utilizados por períodos curtos de tempo e de acordo com as recomendações. O seu uso diário, a longo prazo pode ser prejudicial para saúde bucal, podendo em alguns casos promover alteração do paladar e causar manchamento dos dentes.

Por outro lado, existem os enxaguantes bucais que promovem a proteção dos dentes e favorecem a sua remineralização. O esmalte dos dentes possui muitos minerais, os quais vão sendo perdidos ao longo do tempo pelo desgaste, que ocorre por exemplo devido ao consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidos.

Dessa forma, os enxaguantes bucais remineralizantes possuem a função de proteger os dentes contra esses desgastes diários, mantendo-os protegidos, o que evita o desenvolvimento de problemas como a sensibilidade e amarelamento.

Além disso, é importante destacar que o uso de enxaguantes bucais que contenham álcool em sua composição devem ser evitados. Isso porque o uso frequente pode promover o ressecamento e descamação das mucosas bucais e em alguns casos até afetar as glândulas salivares, diminuindo a produção da saliva.

Então qual enxaguante bucal você deverá utilizar? Somente o seu dentista poderá indicar o melhor enxaguante para você, de acordo com as suas necessidades específicas. No entanto, não se esqueça a higiene bucal diária adequada é sua grande aliada para manter seus dentes e boca saudáveis e evitar problemas precoces.

Colaboração: Dra. Livia Fávaro Zeola

Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia.
Especialista em Dentística Restauradora – Universidade de São Paulo, USP – Ribeirão Preto.
Mestre em Odontologia – Universidade Federal de Uberlândia.
Doutora em Odontologia – Universidade Federal de Uberlândia, com Estágio Sanduíche na Universidade de Washington, Seattle, Estados Unidos.

Você também pode se interessar por: