Saúde Bucal

Abrasão dental: você sabe o que é?

11 de agosto de 2020 ás 18:08

A abrasão dental é um tipo de desgaste dos dentes que acontece devido à ação mecânica de agentes externos.

Ela pode ocorrer devido a presença de alguns fatores e situações como:

a) higienização dental realizada com força excessiva e uso de escovas com cerdas rígidas
b) hábito de roer unhas
c) uso incorreto do fio dental
d) uso de pastas dentais com alta abrasividade
e) hábito frequente de colocar objetos como palitos e cabos de cachimbos entre os dentes
f) hábito de morder objetos, como canetas, lápis e grampos

Todas essas situações favorecem a perda de estruturas dentais e devem ser evitadas para prevenir problemas bucais indesejáveis e incômodos. Portanto, é preciso ficar atento e seguir algumas dicas que podem ajudar a evitar esse problema, conforme a seguir:

1- uso de escova dental correta (é muito importante utilizar uma escova dental que não cause danos às estruturas dentais e à gengiva). Assim, recomenda-se a utilização de escovas com cerdas macias, pois ela consegue executar sua função de limpar os dentes sem causar maiores danos.

2- uso de pasta dental adequada (é necessário optar pelo uso de pastas dentais que apresentam baixa abrasividade). A pasta dental deve ser adequada para as necessidades de cada pessoa e por esse motivo somente o dentista deve fazer a indicação.

3- higienização bucal de acordo com as recomendações do dentista (é imprescindível que a higienização seja realizada de maneira eficiente, mas sem a necessidade de força excessiva). Portanto, é preciso realizar o treinamento de higienização juntamente com o dentista, para que sejam evitados danos.

4- visitas frequentes ao dentista (as consultas com o dentista são necessárias para que qualquer sinal da presença de abrasão dentária seja detectado de maneira precoce e assim seja resolvido de maneira mais eficiente). Além disso, apenas o dentista poderá dar todas as instruções necessárias para prevenir esse problema.

Mantenha hábitos corretos e sua saúde bucal em dia!

Colaboração: Dra. Livia Fávaro Zeola

Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia.
Especialista em Dentística Restauradora – Universidade de São Paulo, USP – Ribeirão Preto.
Mestre em Odontologia – Universidade Federal de Uberlândia.
Doutora em Odontologia – Universidade Federal de Uberlândia, com Estágio Sanduíche na Universidade de Washington, Seattle, Estados Unidos.

Você também pode se interessar por: