Saúde Bucal

7 hábitos que podem afetar sua sáude bucal

3 de setembro de 2020 ás 20:47

Existem alguns hábitos diários, os quais você realiza de maneira automática, mas que podem afetar negativamente sua saúde bucal. Por esse motivo é necessário que você fique atento a eles e se adapte, para se proteger contra danos futuros.

Evite escovar os dentes imediatamente após o consumo de alimentos/bebidas ácidas

A dica é aguardar no mínimo 30 minutos antes de escovar os dentes ou quando não for possível enxaguar a boca com água antes da escovação. Dessa forma, a saliva consegue fazer o seu papel, o pH de sua boca pode ser aumentado e assim os dentes ficarão mais protegidos, evitando consequências como desgaste e sensibilidade nos dentes.

Não escolha qualquer tipo de escova dental

Existem no mercado diversos tipos e opções de escovas dentais. Você vai encontrar variações no tipo e quantidade de cerdas, cabo, tamanho da cabeça, cores, flexibilidade e preço. No entanto, alguns modelos podem ser prejudiciais a sua saúde bucal, como por exemplo aqueles que apresentam cerdas duras e em pouca quantidade. Por esse motivo, não compre uma nova escova de dentes apenas por sua cor ou valor.  É importante que antes disso, você converse com seu dentista e discuta o tipo de escova mais adequado a você.

Não escove os dentes enquanto faz outras atividades

No momento em que for escovar seus dentes é essencial que você se concentre nessa tarefa e a realize preferencialmente em frente a um espelho. Evite realizar sua higiene bucal enquanto faz alguma outra ação, como por exemplo, andar pela casa. Dessa forma, você garante que os movimentos corretos sejam realizados, que todos as regiões de sua boca sejam atingidas e que a limpeza seja eficiente.

Evite roer unhas

Devido a ansiedade constate, um hábito cada vez mais comum é o de roer. Porém, você precisa se lembrar que embaixo das unhas existe um grande acúmulo de bactérias, as quais podem ser levadas a sua boca, causando problemas. Além disso, esse hábito pode ainda facilitar o desgaste de seus dentes.

Evite morder objetos

É muito comum que algumas pessoas quando estão muito ansiosas ou concentradas, tenham o hábito de morder objetos, como lápis e tampas de canetas. O problema é que essas rotinas podem favorecer o desgaste dos dentes, o qual pode levar ao desenvolvimento de sensibilidade nos dentes, dores nas articulações da face e muitas vezes também trazer prejuízos estéticos ao seu sorriso.

Evite utilizar palitos de madeira para remover alimentos presos entre os dentes

Os palitos de madeira devem ser utilizados para facilitar o consumo de apetitivos e petiscos. O hábito de usar o palito como substituto do fio dental não é saudável. O uso constante do palito de maneira para remoção de alimentos presos entre seus pode causar danos suas gengivas, causar inflamações, além de promover prejuízos aos seus dentes e desconforto. Assim, para limpeza entre seus dentes, utilize o fio dental.

Evite guardar a sua escova de dentes molhada e em lugares abafados

É necessário armazenar sua escova de maneira adequada. Por isso, ao finalizar sua higiene bucal diária lave-a com água corrente, certificar-se de deixá-la secar completamente entre um uso e outro e guarde-a em pé em um local sem umidade, com proteção própria. Assim, você evita que sua escova dental fique exposta ao ambiente e que seja contaminada. Além disso, evite que sua escova fique próxima a de familiares e não a compartilhe com ninguém.

Fique atento a essas dicas e mude seus hábitos. Assim, você protege sua saúde bucal!

Equipe de Relações Profissionais Bianco.

Você também pode se interessar por: