Odontologia

Como é o momento da primeira consulta ao dentista?

8 de abril de 2021 ás 20:46

O cuidado com a saúde bucal é uma etapa essencial para prevenir o desenvolvimento de futuras doenças e por esse motivo deve ser iniciado desde os primeiros meses de vida do bebê. Dessa forma, a higiene bucal pode ser iniciada antes mesmo da erupção (“nascimento”) do primeiro dente, para que se torne um hábito na rotina do bebê. A princípio, a higiene pode ser realizada com gaze umedecida em água filtrada ou soro fisiológico, no momento do banho.

No entanto, uma pergunta que sempre é feita pelos pais/responsáveis é: quando devo levar meu bebê ao dentista pela primeira vez? E a resposta é simples: a primeira visita deverá ocorrer após a erupção do primeiro dente ou no máximo até a criança completar o primeiro ano de vida.  Essa visita é muito importante, já que será neste momento que os pais/responsáveis receberão as instruções adequadas sobre higiene oral (tipo de escova e pastas dentais, uso do fio dental e técnicas de higienização bucal), informações sobre prevenção das doenças bucais e recomendações de como lidar com hábitos de sucção de dedos ou chupetas e em casos de quedas envolvendo a região bucal.

De maneira geral, a primeira consulta ao dentista ocorrerá de maneira simples e tranquila e passará pelos seguintes momentos: perguntas sobre a saúde geral do bebê para os responsáveis, contato inicial com o bebê para apresentação do meio odontológico (visando condicionar a criança ao novo ambiente), avaliação da cavidade bucal e momento de conversa com pais/responsáveis para passar as recomendações necessárias. Além disso, um plano de prevenção poderá ser determinado, para que o bebê possa voltar periodicamente ao consultório odontológico. Para esse momento, é importante procurar um profissional capacitado para atender bebês e crianças, que é o odontopediatra.

Quanto mais nova for a criança, melhor será o comportamento dela na primeira consulta, já que um primeiro momento agradável com um bom profissional, fará com que ela se sinta segura e se habitue desde cedo aquele ambiente. Não se esqueça que a saúde dos “dentes de leite” do bebê/criança será a grande responsável pela saúde dos dentes permanentes. Portanto, não deixe de procurar o dentista no momento adequado e garanta a saúde bucal de seus filhos. Pense nisto!

 

Equipe de Relações Profissionais Bianco.

Você também pode se interessar por: