Esportes

Atletas e saúde bucal – parte 2

21 de maio de 2020 ás 12:00

Na primeira parte desse post, entendemos como alguns hábitos de seu dia-a-dia podem afetar seus dentes e sua performance durante a prática de exercícios. Agora que você já conhece esses problemas, vamos a algumas dicas que podem te ajudar a manter sua saúde bucal em dia sem gerar prejuízos em seu desempenho esportivo.

Utilize protetores bucais

Converse com seu dentista a respeito do uso de protetores bucais.

Esses dispositivos podem auxiliar na proteção dos dentes contra o apertamento realizado inconscientemente e de proteger seus dentes e mucosas diante de um impacto violento durante a execução de exercícios físicos e realização de esportes como boxe, karatê, jiu-jitsu, MMA, futebol, basquete, handebol, remo, musculação e crossfit.

Existem diversos tipos de protetores bucais, mas somente o seu dentista poderá indicar o mais adequado (espessura e material) para a modalidade esportiva que você pratica e ainda poderá personalizá-lo para sua boca.

Evite manter bebidas ácidas na boca por um longo período de tempo e utilize canudos

Ao realizar o consumo de bebidas ácidas, evite deixá-las por longos períodos de tempo na boca. Quando mais tempo o ácido ficar em contato com os dentes, maiores as chances de provocar danos.  É importante não realizar bochechos com esse tipo de bebida e utilizar canudos (de papel, de metal ou de vidro), sempre que possível. O canudo faz com que os ácidos não entrem diretamente em contato com os dentes.

Adeque o momento correto para escovar os dentes

Evite escovar os dentes imediatamente após a ingestão de alimentos e bebidas ácidas. A dica é aguardar no mínimo 30 minutos antes de escovar os dentes ou quando não for possível enxaguar a boca com água antes da escovação.

Realize escovação dental com pastas de ação protetora

Uma higienização bucal adequada deve ser composta do uso de escova, fio dental, creme dental e enxaguante bucal. É importante que você utilize uma escova de cabeça pequena e cerdas macias associada a cremes dentais e enxaguantes bucais que tenham ação protetora (remineralizadora) contra os efeitos dos ácidos.

Hidrate-se

Consuma muita água. Essa dica vai melhorar sua saúde em geral, mas também irá favorecer a diluição dos alimentos na boca e aumentar a produção de saliva, que ajuda a neutralizar o pH ácido de boca e favorece a prevenção do desgaste dos dentes.

Visite regularmente seu dentista

A visita regular ao dentista é essencial. O seu dentista poderá recomendar as estratégias de prevenção mais adequadas para o seu caso e todas as recomendações para que sua saúde bucal permaneça adequada.  

Previna-se!

 

Colaboração: Dra. Livia Fávaro Zeola

Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia.
Especialista em Dentística Restauradora – Universidade de São Paulo, USP – Ribeirão Preto.
Mestre em Odontologia – Universidade Federal de Uberlândia.
Doutora em Odontologia – Universidade Federal de Uberlândia, com Estágio Sanduíche na Universidade de Washington, Seattle, Estados Unidos.

Você também pode se interessar por: