Esmalte dos dentes

Dicas para preservar o esmalte dos dentes

3 de março de 2021 ás 19:51

O esmalte dental é a parte mais externa dos dentes e devido a sua resistência e localização protege as porções mais internas contra danos diários promovidos por fatores externos presentes na boca. Confira nosso conteúdo sobre o esmalte dental e sua função AQUI.

Por esse motivo, é importante sempre preservar o esmalte dental e prevenir seu desgaste, para que ele continue realizando sua função. E aqui vão algumas dicas para isso:

Mantenha uma dieta equilibrada

É importante sempre manter diariamente o consumo de alimentos e bebidas variados para que o corpo receba os nutrientes necessários para sobreviver e se manter saudável. No entanto, deve haver um equilíbrio para que não haja o consumo excessivo de alimentos ácidos e ricos em açúcares, pois esses podem ser prejudiciais aos dentes. Não é preciso excluir esses alimentos de sua dieta, mas sim realizar o consumo de maneira consciente. Procure um profissional especializado, como o nutricionista ou nutrólogo para que ele auxilie na determinação de uma dieta equilibrada, com base em seu estilo de vida.

Realize a higienização bucal diária de maneira correta e no momento adequado

A higiene bucal diária adequada é essencial para a manutenção/preservação do esmalte dental sadio, bem como para a saúde bucal geral. A visita ao dentista é importante nesse processo para que ele possa ajudar na escolha da escova, pasta e fio dentais mais indicados, bem como passará as instruções para a realização da higiene bucal de maneira correta. Além disso, após a ingestão alimentos bebidas/ácidas é necessário evitar a escovação dental imediata. O ideal é aguardar no mínimo 30 minutos antes de escovar os dentes ou quando não for possível enxaguar a boca com água antes da escovação, para evitar possíveis desgastes.

Fique atento aos problemas gástricos

Com o objetivo de preservar o esmalte dental de desgastes por ácidos vindos do estômago, é necessário realizar acompanhamento periódico com médico especialista (como o gastroenterologista), para que todas as doenças gástricas que você possua estejam controladas. Assim, é possível evitar que o ácido presente no estômago possa chegar até a boca e cause danos.

Evite/controle hábitos como roer unhas e morder objetos

A ansiedade e/ou concentração extremas levam a hábitos negativos como roer unhas e morder objetos (como tampas de canetas e lápis). Esses hábitos devem ser evitados, já que favorecem o desgaste do esmalte dental.

Controle o apertamento dental e o bruxismo

É de extrema importância visitar o dentista com frequência para que ele ajude no controle do apartamento dental e bruxismo. Esses dois fatores levam a atrição entre os dentes, fazendo com que o esmalte vá se desgastando aos poucos e perdendo seus minerais. Para facilitar na mudança desses hábitos, existem aplicativos disponíveis que geram notificações ao longo dia para te lembrar de desencostar os seus dentes e parar de apertá-los, favorecendo assim a prevenção de desgastes.

Mantenha-se sempre bem hidratado

O hábito de beber água contribui tanto para a saúde geral como bucal!! A presença da água favorece o aumento da salivação e como consequência, é gerada uma maior proteção ao esmalte dos dentes contra os danos provocados por ácidos, principalmente aqueles provenientes da dieta.
Mantenha sempre suas visitas ao dentista em dia. Só ele poderá te ajudar de maneira mais precisa a preservar o esmalte de seus dentes, de acordo com seus hábitos e estilo de vida!

Equipe de Relações Profissionais Bianco.

Você também pode se interessar por: