Clareamento

Clareamento dental – quando posso realizar?

23 de julho de 2020 ás 19:38

A constante busca pela estética gera preocupação cada vez maior com o sorriso. Assim, possuir dentes brancos torna-se sinônimo de boa aparência e uma necessidade das pessoas.

Caso seja feita uma pesquisa nas plataformas de busca da internet com o termo clareamento dental, é possível encontrar mais de 4.000.000 de resultados acerca do tema. Por esse motivo, a cada dia procura-se com maior frequência o dentista para a realização desse procedimento.

No entanto, por diversas vezes fica a dúvida de qual é o momento ideal para a sua realização.

Quando posso realizar o clareamento dental?

Em princípio, deve-se procurar o dentista para que ele avalie a saúde bucal geral de quem deseja realizar o clareamento dental. Como se trata de um procedimento estético, este deve ser realizado somente após a resolução de problemas mais importantes. Antes de pensar em dentes brancos, é necessário que as regiões da boca com alterações sejam tratadas.

Assim, a remoção das cáries, tratamento de doenças gengivais e tratamentos endodônticos (conhecido popularmente como tratamento de canal), bem como controle de outras doenças bucais devem ser realizados anteriormente ao clareamento. Após a obtenção de saúde, é necessária uma nova avaliação pelo dentista.

O clareamento poderá ser realizado quando houver algum tipo de manchamento/escurecimento dos dentes. As causas podem ser variadas, tais como pelo processo natural de envelhecimento, por pigmentação por café, chá, vinho e tabaco, pela ingestão excessiva de flúor, pelo tratamento com medicamentos durante a infância e por trauma.

Caso haja algum tipo de restauração, é preciso ter em mente que elas precisarão provavelmente ser trocadas após o clareamento. Isso acontece porque os materiais restauradores (como as resinas e porcelanas) não sofrem o efeito dos agentes clareadores e precisarão ser substituídos para se adequar à nova cor dos demais dentes. No entanto, quando alguém está realizando o tratamento ortodôntico, deve-se pensar que o melhor momento para realizar o clareamento dental seja após a remoção do aparelho.

Assim, fica evidente que não existe o momento correto para realização do clareamento dental, mas que ele varia de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Só o dentista pode determinar quando e como o clareamento dental deve ser realizado. Pense nisso.


Colaboração: Dra. Livia Fávaro Zeola

Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia.
Especialista em Dentística Restauradora – Universidade de São Paulo, USP – Ribeirão Preto.
Mestre em Odontologia – Universidade Federal de Uberlândia.
Doutora em Odontologia – Universidade Federal de Uberlândia, com Estágio Sanduíche na Universidade de Washington, Seattle, Estados Unidos.

Você também pode se interessar por: