Bruxismo

Você sabe o que é bruxismo?

22 de dezembro de 2020 ás 18:45

De maneira simplificada, o bruxismo nada mais é do que o nome que se dá para a ação de ranger os dentes. É cada vez mais comum em todas as idades, tanto em homens como em mulheres, devido principalmente ao estilo de vida atual da sociedade.

Quais fatores favorecem o desenvolvimento do bruxismo?

Situações de alto estresse físico e emocional, problemas com o sono, presença de determinadas doenças do sistema nervoso e posicionamento dos dentes na boca, são alguns dos fatores que favorecem o desenvolvimento do bruxismo. Ele ocorre quando os dentes entram em contato com intensidade (podendo ou não produzir sons), sendo muito comum durante o sono (conhecido como bruxismo do sono), mas também podendo acontecer quando a pessoa está acordada.

Para grande maioria das pessoas, o bruxismo ocorre como um hábito inconsciente. Ele não é percebido até que alguém comente que elas fazem um ruído ao ranger os dentes enquanto dormem ou quando começam a aparecer problemas bucais.

Conheça os principais sinais e sintomas do bruxismo.

Os sinais e sintomas mais comuns apresentados nesses casos são dores de cabeça ao acordar, músculos da face doloridos, estalos na articulação temporomandibular ao abrir ou fechar a boca, contrações rítmicas involuntárias dos músculos da mandíbula e sons produzidos pelo ranger dos dentes.

Assim, o bruxismo pode favorecer o desenvolvimento de diversas complicações na saúde bucal, incluindo o desgaste de dentes e restaurações, sensibilidade nos dentes, disfunções e dores na articulação temporomandibular, desgastes ósseos, fraturas de dentes e problemas gengivais.

Por todos esses motivos, mantenha consultas regulares ao seu dentista. Ele será capaz de determinar o diagnóstico correto e as melhores estratégias/abordagens para controlar o bruxismo. Quando o diagnóstico é feito de maneira precoce, é possível solucionar o problema mais facilmente e evitar maiores danos.

Equipe de Relações Profissionais Bianco.

Você também pode se interessar por: