Alimentação e saúde bucal.

11 de agosto de 2020 ás 19:30

Você sabia que a escolha dos alimentos que você faz no seu dia a dia pode afetar sua saúde bucal?

A sua alimentação deve ser sempre sua grande aliada para a manutenção de sua saúde geral e bucal. No entanto, algumas escolhas podem ser prejudiciais aos seus dentes e gengivas. Por esse motivo, é preciso ficar atento.

Os alimentos ricos açúcares e carboidratos facilitam muito a formação de cáries, devido a ação de bactérias presentes na boca. Além disso, grande parte dos alimentos com alto teor de açúcar (doces, balas e chicletes) muitas vezes grudam facilmente nos dentes, favorecendo a formação da placa bacteriana.

Outros tipos de alimentos que precisam de atenção são aqueles que apresentam acidez, como por exemplo, frutas cítricas, refrigerantes, energéticos, café, isotônicos, molhos e vinagre. Ao entrarem em contato os dentes, esses alimentos facilitam o desgaste da camada mais externa dos dentes (esmalte) e podem desgastá-la. Conforme esse desgaste progride, podem começar a ocorrer a sensibilidade e amarelamento dos seus dentes, o que poderá grande desconforto a você.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: então devo excluir esses alimentos de minha dieta para proteger meus dentes? E a resposta é não. O mais adequado é que você tenha uma dieta balanceada, consumindo assim todos os tipos de nutrientes necessários, mas com moderação. A palavra nesse momento é bom senso e higienização bucal adequada, de acordo com as recomendações de seu dentista.

Além de todos esses fatores, a ausência da ingestão de nutrientes essenciais presentes em diferentes tipos de alimentos, faz com que ocorra a diminuição de sua imunidade e dessa forma seu organismo fica mais suscetível a novas infecções tanto na boca, como em diferentes partes de seu corpo.

Assim, a dica é seguir uma alimentação equilibrada, sem restringir e nem exagerar no consumo de nenhum tipo de alimento. Além disso, não se esqueça, a higiene bucal diária e adequada é sua grande aliada para manter seus dentes e gengivas saudáveis.


Colaboração: Dra. Livia Fávaro Zeola

Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia.
Especialista em Dentística Restauradora – Universidade de São Paulo, USP – Ribeirão Preto.
Mestre em Odontologia – Universidade Federal de Uberlândia.
Doutora em Odontologia – Universidade Federal de Uberlândia, com Estágio Sanduíche na Universidade de Washington, Seattle, Estados Unidos.

Você também pode se interessar por: